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eBook Doji Star Agulhada do Didi Index - by Didi Aguiar
O trade system do Didi Aguiar é composto por 5 indicadores técnicos, são eles:
• Movimento direcional (ADX, AD+ e AD-);
• Bandas de Bollinger;
• Didi Index;
• TRIX;
• Estocástico.
1. Movimento direcional (AD+, AD- e ADX)
Existem modelos gráficos especialistas em momentos em que o mercado possui uma tendência definida. Outros são especialistas nos momentos em que não temos tendência. Temos que usar cada modelo gráfico no momento certo. Utilizar um modelo expert em momentos com tendência, quando não temos tendência, significa que você chamou um dermatologista para operar seu cérebro, ou um neurocirurgião para curar micose de praia contraÃda nas suas últimas férias... Pode não dar muito certo e você vai terminar com micose no cérebro!!!
Indicadores utilizados em momentos errados provocarão falsas indicações e seu bolso ficará vazio.
Por este motivo temos que ter um presidente na nossa empresa que determinará quando um ou outro diretor poderá falar numa reunião.
O movimento direcional será este presidente da empresa e passará a palavra a um diretor de “com tendência” ou um diretor de “sem tendência”, conforme a situação.
No movimento direcional possuÃmos 3 linhas: AD+, AD- e ADX. O cruzamento entre AD+ e AD- nos informará o momento de compra ou venda,se:
• AD+ > AD- → COMPRA
• AD- > AD+ → VENDA
A terceira linha, o ADX, nos dirá com que aceleração, se existir, está este carro (mercado).
Somente em duas situações não temos tendência, a saber:
• ADX está por baixo do AD+ e do AD- ou;
• ADX for “decrescente” e com valor “menor ou igual” a 32 simultaneamente.
Em qualquer outro universo de possibilidades, possuÃmos tendência, seja ela forte ou fraca.
Todas as vezes que o ADX está subindo e, de repente, inverte sua direção fazendo um kick, temos um
topo ou um fundo se estivermos numa compra ou venda respectivamente...
Não necessariamente um kick num ponto mais alto tenha que corresponder a um topo ou fundo.
A inclinação que temos de um ponto ao ponto seguinte no ADX nos passa a nÃtida sensação de como
estamos pisando o pé no acelerador do carro, isto quer dizer que quanto maior a inclinação em relação
ao eixo das abcissas, maior a aceleração do movimento.
2. Bandas de Bollinger
As Bandas de Bollinger no meu sistema, servem exclusivamente para nos dar o timing exato de operar.
Por este motivo, ele será o diretor de timing da nossa empresa. Observando as bandas e desprezando as barras e a média que fica por dentro do gráfico, vamos perceber o momento em que as bandas começam a abrir entre elas como se fossem a boca de um jacaré com muita fome. Esta é a hora de entrarmos no mercado.
Aberturas com maior ângulo prometem movimentos mais violentos. Aberturas brandas, movimentos mais fracos. Após abrir por algum tempo, as bandas começam a caminhar paralelas (no mesmo sentido) e depois iniciam um fechamento entre elas.
No primeiro momento em que for verificado o inÃcio do fechamento, isto nos indica que acabou este rally e os preços precisarão de novas aberturas das bandas para desenvolver outro rally.
Devemos unir os momentos em que:
• Quando “as bandas do Bollinger estão abrindo entre si e o movimento direcional está sinalizando uma entrada de tendência” ou “prestes a entrar se as aberturas do Bollinger forem fortes” (começou o rally);
• Esperar pelo momento em que “a tendência começa a enfraquecer, e o Bollinger começa a
fechar as bandas” (terminou o rally).
Você poderá deixar de ganhar algumas pontas de mercado, mas se livrará de ser um olho gordo que acaba não ganhando nada ou até perdendo algum. As indicações são muito satisfatórias. Nos mercados laterais, as bandas perdem a graça de sua abertura e tendem a desenrolar-se como “linguiças” amassadas e disformes.
3. TRIX
O TRIX é um diretor dos momentos de “sem tendência”, e tenho motivos especiais para tê-lo em meu sistema. Ele é um dos melhores rastreadores de tendência da galáxia.
O primeiro motivo é que ele tem a propriedade de antecipar os movimentos, sendo que ficará mais fácil perceber isto nos tempos mais longos. Ele compra ou vende através do cruzamento das linhas da compra e da venda, sendo que a tracejada é uma média móvel, que é adicionada ao gráfico para facilitar a visualização nas inversões.
Outra caracterÃstica especial deste modelo gráfico é ser mão forte! Várias vezes ele faz uma venda (por exemplo), o mercado cai e ele vende mais. Em determinado momento o mercado começa a contrariá-lo e volta a subir, e ele vende mais...
Tem a frieza para operar que um bloco de gelo não consegue ter, e acaba ganhando por ter sido mão forte! Quanto mais fechado o ângulo ao fazer o mergulho ou ao subir invertendo a mão, mais contundente será este movimento.
4. Estocástico
O estocástico também é um diretor dos momentos de “sem tendência”, e sua caracterÃstica especial é que desenha o movimento inteiro, saindo da área de comprado para vendido (por exemplo), com uma velocidade alta. Lê-se como o TRIX, também com o cruzamento de linhas.
A área compreendida entre 80 e 100, nos indica que o mercado está numa área “sobre comprada”, e a compreendida entre zero e 20 numa área “sobre vendida”.
Nos momentos em que não possuÃmos tendência, ele desenha movimentos mais suaves, completando os ciclos da compra até a venda e vice-versa, sem pontos falsos, sem rabiscos...
Observe também que em alguns momentos ele acumula em cima ou em baixo e fica rabiscando na mesma altura um tempo enorme. Ele faz isso porque nestes momentos temos tendência se firmando ou firmada.
Quando ele fica “martelando” no teto está tentando dizer que é para cima. Por isto ele fica socando o teto com movimentos de vai-e-vem. O contrário é pisando na parte inferior. Ele quer nos avisar de que é mais em baixo... São simplesmente indicações de tendência se pronunciando.
Por este motivo, torna-se uma bobagem ficar dizendo que o estocástico está a 92 ou 94. Isto é uma besteira: quando informarem a você que o estocástico “já está a 98”, responda dizendo que “calça 42”.
Quando houver tendência ele ficará oscilando e poderá estar no 98 ou 94 várias vezes (no caso de uma compra) rabiscando nesta área, e poderá continuar por um bom tempo; mas na primeira desistência da tendência ele vai querer virar a mesa de uma só vez.
Mesmo sendo diretores de “sem tendência” podem muito bem concordar em opinião com os diretores de “com tendência” no mesmo momento e sobre o mesmo assunto. O fato de serem diretores de departamentos diferentes, não os obriga a discordarem sempre. Eles não são inimigos, são amigos, companheiros de trabalho, especialistas, ajudando o dono da empresa a ganhar dinheiro: você!
5. Didi Index
Agora passamos para o lado dos modelos gráficos diretores de “com tendência”. Vamos falar do Didi Index, que é meu próprio modelo gráfico.
Este modelo gráfico é derivado do modelo de “médias móveis”, um dos mais antigos e eficazes modelos gráficos. Sem possuir a genialidade para construir um, mas com horas a fio na frente de uma tela, pude um dia, não inventar, mas perceber algo que os outros não haviam percebido ainda; e que muitos ainda não viram.
Certa noite, lá pelas 4h da manhã percebi uma determinada formação, que acontecia inúmeras vezes, e sempre, mas sempre mesmo, o movimento se confirmava. E com que força! Vasculhei todos os tempos gráficos, todos os ativos daqui e de fora do Brasil, e fiquei como louco tentando provar que eu não havia descoberto isto, mas foi inevitável... A coisa insistia em funcionar. Matava à pau a maioria esmagadora das vezes.
- Médias Móveis
Uma média móvel chama-se assim porque cada vez que calculamos a média (seja ela exponencial, aritmética, ponderada ou qualquer outra coisa que você quiser), utilizamo-nos dos dados das últimas barras (perÃodo). Sendo assim, cada vez que fechar uma nova barra, calculamos uma nova média, por isso ela é “móvel”. Estas linhas deveriam ser contÃnuas, mas para facilitar a identificação muitas vezes utilizam-se linhas com diferentes tracejados, principalmente quando não possuÃmos o recurso das cores.
Utilizo 3 médias móveis simultaneamente:
• A média mais “curta” (perÃodo 3) sempre anda mais junto e conforme o gráfico de barras, ela é a mais rápida;
• A média mais “longa” (perÃodo 20) anda mais longe do gráfico de barras, sofre menos as
influências dos pequenos movimentos do mercado e é lenta e;
• A “intermediária” (perÃodo 8), tem atitudes intermediárias.
No momento em que temos o cruzamento da média intermediária pela curta, temos um “alerta”.
Se este cruzamento for para cima, alerta de compra e se for para baixo, um alerta de venda.
No momento em que temos o cruzamento da média longa pela intermediária, temos uma
“confirmação”. E se este cruzamento for para cima é uma compra; e se for para baixo é uma venda. Podemos também afirmar que quanto menor o delta de tempo entre um alerta e uma
confirmação, mais certeiro e contundente este movimento tende a ser.
6. Agulhada (Finalmente!)
Agora que já entendemos as médias móveis, imagine se as três linhas vierem emboladas, e de repente, como que por encanto, as três linhas passassem ao mesmo tempo por um ponto comum e já saÃssem arrumadas na compra ou na venda... O que temos agora é um delta de tempo igual ou próximo à ZERO, entre alerta e confirmação.
Três novelos de lã de cores diferentes, entrando num buraco de agulha e saindo perfeitamente desembaraçados e arrumados: acabava de descobrir as agulhadas!
• “Arrumadas na compra”: quer dizer a curta em cima e a longa em baixo;
• “Arrumadas na venda”: longa em cima e curta embaixo. A intermediária fica sempre na
intermediária mesmo
Agora, se pegarmos uma fatia de queijo minas, e perguntarmos: O que é? Todos dirão que é “queijo minas” e vão querer comer um pedaço. Porém, se colocarmos uma raspa deste queijo num microscópio e mostrarmos, todos dirão que é uma gosma branca cheia de bichos em cima, e ninguém vai se apresentar para degustá-lo.
Assim também acontece com as agulhadas. Se colocarmos uma lupa, podemos chegar a mesma conclusão que chegamos com o queijo. Se após colocar uma lupa, você perceber que não foi uma agulhada por um triz, considere-a como sendo. E ela será!
Após o cruzamento, devemos esperar o fechamento da barra seguinte ao evento e, percebendo que esta confirmou as posições opostas nas linhas de compra e venda, cada qual do seu lado, operamos comprando ou vendendo na abertura da segunda barra seguinte ao cruzamento, conforme posição que as linhas indiquem.
O que dizemos é que a gigantesca maioria das vezes que você entrar também com boa abertura de Bollinger e tendência entrante, você terá pelo menos uma chance a um preço favorável para ter lucro.
É claro que não nos responsabilizamos por prejuÃzos, se o seu operador estiver tomando um cafezinho ou seu lote for impróprio. Mas repare como a maioria esmagadora destes movimentos são contundentes. Procure estas agulhadas.
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